Artemisa 2021

GUIA PARA COMPRAR ROUPA
DESPORTIVA




► O preço deve ser uma consequência da nossa escolha, não a causa.

► Devemos ter claro o tipo de exercícios físicos que vamos praticar e sobre que circunstâncias.

► Os principais aspetos a ter em consideração ao realizar uma compra devem ser: durabilidade e funcionalidade.

► A durabilidade da roupa desportiva está diretamente relacionada com os cuidados que requer de manuseio diário e qualidade dos materiais de confecção.

► A funcionalidade da peça desportiva é uma forma de medir: o conforto, a proteção, o quanto favorece a nossa circulação sanguínea, o aporte sobre o nosso desempenho desportivo, assim como o quanto ajuda a nossa recuperação após o nosso treino.

Cordenado Yourself - Artemisa Woman Store

Antes de escolher qualquer roupa desportiva, devemos ter claro qual atividade desportiva temos previsto realizar, assim como o cenário (local e condições) no qual vamos desenvolver a dita atividade. Com base nesta informação podemos dar início ao processo de seleção da roupa desportiva, que melhor se adequa às nossas necessidades.

Para comprar uma roupa desportiva devemos considerar: Durabilidade e funcionalidade 

Contrariamente ao que poderíamos pensar, o preço duma peça desportiva não é um dos principais aspetos no momento de realizar uma compra; em todo caso, o preço será uma consequência das características que irá a cumprir a peça que selecionemos. Se pensamos cuidadosamente, comprar uma roupa cara não vai garantir que tenhamos um alto desempenho na nossa prática desportiva e pode tornar-se um desperdício de dinheiro; por outro lado, comprar uma roupa desnecessariamente barata pode chegar a atrapalhar o nosso desempenho desportivo.

A durabilidade é um fator importante, na medida que irá a incrementar o retorno sobre o valor que pagamos pela roupa desportiva; uma peça de roupa comprada a um preço determinado, irá dar o mesmo retorno que uma peça comprada ao dobro do preço, que simultaneamente dure o dobro de tempo que a primeira. A durabilidade duma peça desportiva sempre estará em função: da adequada manutenção que lhe proporcionemos e, da fadiga dos materiais dos quais foi confeccionada. Um uso inadequado, uma manutenção inadequada (lavagem, secagem, etc.) ou uma confecção realizada a partir de materiais fracos, simplesmente irão reduzir a durabilidade duma peça desportiva adjetivada como “produto caro” (logicamente, para o uso que lhe foi submetido).

A funcionalidade está associada ao desempenho apresentado durante a nossa prática desportiva; em termos gerais, uma peça de roupa desportiva deve proporcionar:

- Conforto
- Proteção
- Favorecer uma circulação sanguínea ativa
- Melhorar o nosso desempenho desportivo
- Promover a nossa recuperação após a execução da nossa prática desportiva

Cordenado Yourself - Artemisa Woman Store



Como conforto, uma peça de roupa desportiva deve sentir-se como uma segunda pele, proporcionando liberdade de movimento, reduzindo ou evitando que o atrito gere irritações e assaduras. É fundamental que a nossa roupa desportiva favoreça o equilíbrio hidrotérmico, isto é, deve proporcionar um adequado controle da temperatura e humidade do nosso corpo. A nossa indumentaria deve favorecer a nossa concentração durante a execução duma atividade desportiva, evitando tornar-se uma distração através duma costura inadequada, uma compressão exagerada, um atrito lacerante, etc.

Como proteção, a roupa desportiva deve favorecer a nossa prática desportiva atenuando a ação dos fatores externos, próprios do cenário onde desenvolvemos a nossa atividade física. A nossa roupa deve proteger-nos contra o sobre aquecimento, retardando a desidratação.  Por outro lado, devemos considerar que existem fatores dos quais não podemos fugir, como é o atrito; a nossa roupa desportiva deve ser o suficientemente macia para reduzir o atrito com a nossa pele e ser o suficientemente forte para suportar a fricção ou tração mecânica gerada ao estar em contacto com uma superfície exterior, seja esta: piso, parede, suporte, pega, etc. Além da fricção, a energia associada ao contacto de duas superfícies gera o que conhecemos como impacto; a nossa roupa desportiva deve amortecer e a minorar o efeito desse contacto, do contrário toda essa energia será transferida e absorvida por nosso corpo. 

Tão importante como proteger-nos do sobre-aquecimento, atrito e impacto, é importante proteger-se da tensão associada à tração mecânica que pode estar submetido o nosso corpo durante uma prática desportiva; isto determinará o nível de elasticidade requerido.

Algo básico e não por isso menos importante ao nível de proteção, é verificar que roupa desportiva que escolhamos não gere comichão nem irritação, reduzindo a possibilidade de desenvolver alergias.

Independente do grau ou intensidade com que pratiquemos qualquer atividade desportiva, esta vai exigir um esforço cardiovascular, porém a nossa roupa desportiva deve favorecer uma circulação ativa, distribuindo de forma inteligente a pressão que ira a exercer sobre o nosso corpo. Devemos ter cuidado em evitar peças que cortem a circulação ou que favoreçam o estrangulamento intenso em determinados sectores do nosso corpo.

Outro requerimento na hora de escolher qualquer peça desportiva é elevar o nosso desempenho ao usar determinada peça desportiva. A escolha de materiais, a distribuição de cores, o corte da peça e o “desenho”, além de ter um componente estético, também devem ter em consideração este aspeto funcional.

Para finalizar os aspetos funcionais, devemos ter em mente que a nossa escolha deve favorecer a nossa recuperação após a execução de qualquer desporto. Toda a atividade desportiva, em maior ou menor grau, implica uma sobre carga da nossa atividade desportiva; após o nosso treino, esta sobrecarga deve ser assimilada pelo nosso corpo, a nossa circulação sanguínea, respiração, tónus muscular, temperatura corporal, etc. devem recuperar valores normais tendo como catalisador positivo a nossa indumentaria.


ARTEMISA és Feminina, moderna, elegante, exclusiva